Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Cálculo da data provável do parto (DPP)

Métodos para calcular a idade gestacional e a data provável do parto.

Vale a pena você lembrar ou aprender isso.

Quando  da data da última menstruação (DUM) for conhecida bastar contar o número de semanas  a partir do 1º dia da última menstruação a data provável do parto (DPP) que corresponde ao final da 40º semana.

A DPP pode ser facilmente calculado se usarmos a a regra de Naegele que consiste em somar 7 dias ao 1º dia da última menstruação e adicionar nove meses ao mês que ocorreu a última menstruação atentando para adequação do ano, isso é válido para os meses de Janeiro,Fevereiro e Março.Para os meses de Abril á Dezembro,soma-se sete dias ao primeiro dia da última menstruação e diminui-se 3 meses do mês que ocorreu a DUM.

Quando a Dum é desconhecida,mas se conhece o período do mês em que ela ocorreu:

Se o período foi no início,meio ou final do mês,considerar os dias 5,15 e 25 respectivamente e utilizar um dos métodos acima.

Quando a data e período da última menstruação são desconhecidos:
Medir a altura uterina e posicionar o valor na curva de crescimento uterino ( a idade gestacional e a data provável do parto serão aproximadas).Para confirmação solicitar o exame de ultrasonografia.

Um comentário:

Ministério disse...

Saúde Não Tem Preço: Medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes
Através do programa Saúde Não Tem Preço, medicamentos para controle de diabetes e hipertensão agora são oferecidos gratuitamente pelo governo na rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular.

Estas doenças são responsáveis pela maior causa de mortalidade no nosso país. Ajude-nos a mudar este cenário: Divulgue para seus pacientes a possibilidade de terem o acesso gratuito aos medicamentos e a importância dos hábitos saudáveis para o controle destas doenças.

Saiba mais sobre o programa: (hotsite)
Para outras informações:
comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude

Obrigado,
Ministério da Saúde