Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Trabalho da pele do recém-nascido!

Introdução

A pele é o maior órgão do corpo ela é composta de duas camadas diferentes a epiderme, a derme e o tecido subcutâneo, tendo como funções: a proteção física, ou seja, atuar como uma barreira do meio interno e o meio ambiente, regula da temperatura corporal, através das glândulas sudoríparas. Na pele também encontramos as glândulas sebáceas, que tem a função de lubrificar a pele e mantém sua flexibilidade, sobre ela está um manto protetor que é uma camada superficial sobre a epiderme que age como um hidratante natural sendo formado por gordura e por suor (seu nome técnico é manto hidropolipídico), sua função é proteger a pele da evaporação excessiva, evitando o ressecamento, mantendo a lubrificação e protegendo contra agentes externos e bacteriológicos inclusive da própria flora bacteriana normal que podem penetrar e causar infecções, o pH (potencial de hidrogênio) da pele é a sigla usada para indicar o grau de acidez desse manto.

O recém-nascido de termo tem o pH da pele ácido a partir do 4º dia após o nascimento e o pré-termo com 24 semanas de gestação ou menos não possuem essa camada protetora estando mais susceptíveis a infecções.

Qualquer interrupção na continuidade da pele significa risco de infecção já que é uma porta de entrada para microorganismos, se tornando uma importante via de contaminação, muitos dos cuidados prestados pela enfermagem ao recém-nascido que devido à imaturidade desse órgão possuem a pele mais fina, sensível e frágil comparado com uma criança maior constituindo-se um grande risco de lesão cutânea, os cuidados com a pele devem ir além do banho diário e torna-se parte integrante das intervenções da enfermagem.

Desenvolvimento


A pele do recém-nascido prematuro é imatura comparada com a dos recém-nascidos de termo. Devido à sua maior sensibilidade e fragilidade, não devem ser usados produtos que possam destruir a "cobertura ácida" da pele. A maior permeabilidade desta facilita a absorção de ingredientes, por essa razão produtos como o álcool ou a iodopovidona devem ser utilizados com cuidado e a pele deve ser lavada depois com água, pois estas substâncias podem causar irritação intensa e queimaduras químicas em recém-nascido pré-termo de baixo peso, a pele pode com facilidade sofrer escoriações e soltar-se, é menos espessa, tem menos fibras elásticas que a do recém nascido a termo, além disso, há uma maior coesão entre as camadas mais finas da pele.

A seguir enumeraremos os cuidados de enfermagem que tem como objetivo prevenir, manter e recuperar a integridade da pele do recém-nascido:

· Avaliação diária pelo menos uma vez no plantão, e sempre na admissão do bebê na unidade, a pele deve ser examinada, com atenção direcionada para o aparecimento de alguma lesão, como também os que estão em riscos de uma ruptura cutânea.

· Higienização e limpeza-Aproximadamente 6 horas ou mais após o nascimento, o recém-nascido é banhado. O banho só deve ser dados após os parâmetros vitais estarem estáveis (principalmente a temperatura) Não se deve retirar todo o verniz caseoso, que recobre a maior parte da pele do recém-nascido, pois ele ajuda a protegê-lo contra a infecção. Atualmente já se discute a real necessidade do banho nas unidades neonatais, principalmente para os recém-nascidos pré-termo com peso abaixo de 1500g, para estes se indicam apenas a remoção de resíduos e sujidades locais com água morna sem sabonete (mesmo o neutro), já que estes costumam ressecar a pele podendo surgir rachaduras. Mesmos nos bebês maiores é recomendado o uso de sabonete no máximo 03 vezes por semana e com sabonete não alcalino.

· Troca de fraldas - deve ser feita regularmente e não se deve deixar acumular urina e\ ou fezes pra evitar a dermatite causada pelo excesso de umidade e exposição a acidez da urina.A região deve ser limpa só com água sendo desnecessária a aplicação de pomadas,óleos,cremes e\ ou loções que podem causar irritação ou serem absorvidos pela a pele intoxicando o organismo, podendo ainda prejudicar a transpiração natural da pele,tomar o cuidado de enquanto á criança estiver com o coto umbilical posiciona-la abaixo do coto.

· Lubrificação com óleos-A pele do recém-nascido pré-termo é seco e apresenta reduzida capacidade de conter água, quando comparado com o RN de termo e adultos e sua hidratação é de fundamental im- portância estudos preliminares sugerem que a utilização tópica de óleos pode trazer benefício aos recém-nascidos de muito baixo peso ao proteger a integridade da pele e reforçar a função da barreira epidérmica, o uso de óleos, tais como o Petrolato, óleo de girrasol e canola, como rotina nas UTIs neonatais tem aumentado desde um estudo piloto da Stanford University envolve a aplicação de óleo duas vezes ao dia nas primeiras duas semanas de vida de pré-termos abaixo de 33 semanas, concluiu-se que eles adquiriram menos episódios de sepse e menor incidência de meningite.

Cuidados a serem tomados nos procedimentos invasivos:

· Utilizar a quantidade suficiente de adesivo ou fita para a fixação de cateteres, sondas, drenos, etc.

· Fixar com adesivo transparente antialérgico para visualizar o local da inserção quanto a sinais de infiltração e inflamação.

· Sempre que uma extremidade for usada para acesso venoso ou arterial deixar os dedos sempre visíveis.

· Se forem usados meios de imobilização atender à não restrição dos movimentos e da circulação sanguínea.

· Para retirar os adesivos utilize água morna ou óleo de amêndoas, evite o álcool e o éter.

· Usar barreiras cutâneas protetoras (protege a pele saudável e ajuda a cicatrização das escoriações) entre o adesivo e a pele á base de hidrocolóide.

· Utilizar as barreiras cutâneas só nos bebê com peso inferior ou igual a 1 kg antes de fixar o material.

· Para retirar a barreira cutânea se não conseguir com a delicadeza das suas mãos utilize água morna.

· Não use tesouras para removerem adesivos ou outros (evite cortes na pele e possíveis amputações de dedos).

Outras recomendações:

· Mudar os eletrodos do monitor cardíaco só quando não estiverem funcionantes.

· Nos recém-nascidos extremamente prematuros evitar a utilização de eletrodos na região torácica para monitorizar a freqüência cardíaca (para não lesionar).

· Alternar os locais dos eletrodos de 24 / 24h, no caso de existir lesão cutânea aberta alternar com mais freqüência.

· Avaliar a pele que fica sob os eletrodos.

· Monitorizar o bebê preferencialmente com oximetria de pulso,

· Prevenir as queimaduras e\ infiltrações principalmente quando são utilizado álcool para anti-sepsia da pele, aplique com moderação, apenas sobre a área necessária. O excesso pode ser retirado após o termino do procedimento utilizando para isso água morna, estar atento porque elas podem ser causadas também por compressas quentes, monitor transcutâneo, lâmpadas de aquecimento e bolsas de água.

· Prevenir lesões por pressão, mudando de decúbito de 2 a 3h de acordo com a estabilidade do bebê. Para os bebês muito graves ou que possuam restrição ao manuseio, é aconselhável a utilização de colchão de água, ou do tipo casca de ovo, ou até algo improvisado, colocando-se luvas de água morna sob as áreas submetidas a pressão.

· Não deve massagear proeminências ósseas que se encontrem ruborizadas.

· Utilize vestuário e roupa de cama macia e lisa.

· Prevenir a perda insensível de água mantendo o recém-nascido dentro de uma incubadora ou de uma tenda.

· Manter a temperatura ambiente de acordo com as necessidades do recém-nascido e nunca superior a 38 ºc.

Conclusão

A pele é um órgão vital, sensorial e sensível á recepção de estímulos tácteis, térmicos e dolorosos, devido à imaturidade desse órgão nos recém-nascidos a pele precisa múltiplos cuidados que vão além do banho diário. É extremamente importante à observação, a vigilância e a prestação dos cuidados da enfermagem na prevenção de lesões cutâneas, quando a pele é lesionada contribui não só para um desequilíbrio hidroelectrolítico e térmico, como também torna o recém-nascido, mas vulnerável á infecção causa essa muito comum de morbimortalidade dessa clientela (principalmente nos recém-nascido pré-termo), que podem ser facilmente prevenida através de praticas simples no manuseio proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida sendo um passo importante para a saúde neonatal. A pele do recém-nascido é um órgão a proteger!




3 comentários:

Lucy Maltez disse...

muito legal seu blog...
como vc faz pra colocar videos no post? nao consigo, apesar de tbm ter um do blogspot...
bjim

rejane disse...

OLÁ ENTREI PARA SABER SOBRE TECNICAS ADOTADAS COM A PELE DE RECEM NATO E ADOREI O SEU BLOGGER
MUITO LEGAL MESMO
PARABÉNS
SOU TECNICA DE ENFERMAGEM E ACADEMICA
E QUERO ME ESPECIALIZAR EM RECEM NATO OU NEONATAL
BJCAS TUDO DE BOM

Unknown disse...

Gostaria de saber qual o médico mais recomendado para fazer esse diagnóstico, pois minha filha de 3 anos ssente muita dor lateralisada a direita e após ler seu artigo identifiquei muito os sintomas de minha menina. Já levei ela a dois gastros mas nenhum falou sobre apendice e e passou uma ressonancia do fígado e vias biliares. Será q vai dar pra ver o apendice? Aguardo uma resposta anatorresjp@gmail.com