Total de visualizações de página

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Teoria x prática!

Gostaria de poder fazer algo com uma certa ordem cronológica mas não vai ser possível, porque escrevo a medida que as coisas vão acontecendo e de acordo com as minhas percepções.
Teoria x prática!
Cheguei ao estágio pensando que apesar da situação nova, não encontraria muita dificuldade já que na parte teórica sempre me saía muito bem, aluna exemplar...Mas na prática me sentir muito perdida e triste diante das dificuldades a impressão que tive é que a teoria não me ajudava em nada, muitos colegas que em sala não tinha um bom desempenho no estágio davam um banho, pensei perdi todo o meu tempo estudando noites, fins de semana, em quantos passeios deixei de ir por "amor a enfermagem" e aqui estou eu mais perdida que qualquer outra pessoa da equipe... chorei um pouco, mas me mantive firme indo todos os dias.
Recentemente me lembrei de algo que um professor citava em sala "Aluno meu deve pensar e não simplesmente ser um fazedor de tarefas" acho que isso foi o que me consolou, é importante saber executar todos os procedimentos com habilidade e prática, mas é importante o profissional saber o que está fazendo e poder INTERAGIR com a equipe e assim contribuir com o bem-estar do paciente.
Exemplo: Havia lido que a diarréia é a intercorrência mais frequente em pacientes com dieta enteral um fato importante que deve ser comunicado a nutrição e devidamente registrado na evolução e percebi que não houve atenção a esse fato, então vi que a teoria é tão importante quanto a prática, embora a teoria não seja usada ao pé da letra e não poderia porque os pacientes não são robôs e sim pessoas e o profissional deve avaliar cada situação nunca esquecendo o mais importante aqui é a CLIENTE é a razão de ser da enfermagem!

Nenhum comentário: